domingo, 29 de setembro de 2013

CÁPSULA DO TEMPO

Fazem 8 anos que no quintal de minha atual residência (coordenadas 25º19'51.35" Sul / 49º18'27.32" Oeste) enterrei uma caixa de plastico protegida com concreto que guarda muitas informações do mundo até então, com a seguinte justificativa:   

"Almirante Tamandaré, 21 de maio do ano de 2005.

Refletindo sobre a vida e observando a paisagem, comecei a identificar em cada local que olhava, de forma direta e indireta; pessoas que deixaram alguma contribuição para a humanidade, mesmo que da maneira mais simples. Passado algum tempo (dias), lecionando para minha turma de alunos do Colégio Estadual Jardim Apucarana, comecei novamente a analisar feitos de pessoas pelo mundo. O livro didático de história me fez viajar e refletir novamente, mas o que me fazia refletir? O que me atraia tanto naqueles feitos? Demorou muito, para chegar a esta resposta. Mas em fim, cheguei ao enigma da questão norteadora. E o que descobri que me fazia refletir, era justamente a pergunta, o que eu estou fazendo para deixar uma marca, uma prova de que eu fui útil para a humanidade? Sempre tive a resposta na ponta da língua, (“sou professor, o meu conhecimento que passo é a minha marca que ficará”; ou “reciclo o lixo que produzo, estou fazendo uma grande coisa!”; ou “escrevo poesia, e estas enriquecerão a literatura brasileira”), bem, de certo ponto de vista não estava errado, mas algo dentro de mim, depois da conclusão que cheguei, me dizia que aquilo era pouco para mim, que eu tinha que fazer algo que realmente tivesse uma utilidade enorme para a humanidade. Então desde aquele dia, comecei a pensar. Quando por motivo indeterminado, me venho á ideia de criar uma cápsula do tempo, e nela deixar registrados fatos de minha realidade, além de fornecer alguns livros que descrevem a historia da humanidade, mapas, revistas de notícias, jornais, objetos, além de fotos,...
O que me fez criar esta cápsula do tempo, foi o fato de que a grande dificuldade das pesquisas de campo feita pelos historiadores em meu tempo, era justamente a dificuldade de analisar e encontrar, documentos históricos capazes de dizer objetivamente como era o passado estudado. Diante disso tento de forma limitada, deixar alguma colaboração neste sentido.
Espero que esta cápsula seja aberta daqui alguns mil anos, como também espero que estes documentos não sejam os únicos a terem sido conservados. Não sei como será o amanhã, mas tenho uma perspectiva,(...)" 
Local onde foi enterrada a cápsula do tempo para algum dia no futuro distante ser encontrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário